Unidade foi reconstruída e ampliada, passa a atender até 700 alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, fortalecendo a educação na Zona Oeste da capital

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Macapá entregou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Goiás, localizada no bairro do Coração, na Zona Oeste da cidade. A unidade passou por reconstrução e ampliação e agora está apta a receber até 700 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da 1ª à 4ª fase.


A escola recebeu novas instalações e agora conta com 13 salas de aula, sendo duas destinadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de uma sala multiuso, espaços de direção, coordenação, setor administrativo e secretaria. A estrutura inclui ainda cozinha, banheiros feminino e masculino e banheiros com acessibilidade. Esta é a 41ª escola entregue dentro do plano de ação que envolve reformas e novas construções, garantindo mais segurança e qualidade para a educação municipal.


Com 1.605,89 m² de área construída, a nova escola oferece um ambiente seguro e funcional, com espaços adequados para circulação e convivência entre alunos, professores e servidores.
O investimento foi de R$ 2.605.513,55, com recursos provenientes de emenda parlamentar da então deputada federal Professora Goreth Sousa, além de contrapartida do Tesouro Municipal, reforçando o compromisso de que investir em educação é investir em um futuro melhor para Macapá.
Sobre a EMEF Goiás

A escola foi criada pelo Decreto nº 184/79 – SEMC/PMM, de 1º de março de 1967, com o objetivo de atender à demanda dos moradores da Comunidade do Coração, formada, em sua maioria, por afrodescendentes e parentes de ribeirinhos do rio Matapi, que sobreviviam da cultura de subsistência, da produção e comercialização de derivados da mandioca e da prestação de serviços rurais em propriedades particulares.
“Estamos extremamente felizes, porque não há evento maior do que uma entrega. Não existe orgulho maior do que devolver à comunidade uma escola que tinha nove salas e agora passa a ter 13. Antes, atendia cerca de 420 alunos do Ensino Fundamental e mais 20 do EJA; agora, vai atender até 700 alunos. Sem dúvida, é um espaço que vai gerar oportunidades e garantir um futuro melhor para muitas pessoas”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.


Merian Duarte, de 33 anos, é mãe da pequena Maristela, aluna da Escola Goiás. A dona de casa afirma que agora se sente mais tranquila ao deixar os filhos em uma escola segura.
“A escola está linda, mais segura e é uma das mais importantes da nossa comunidade. Assim como outras mães, expresso minha gratidão pelo cuidado e atenção. Minha filha já estuda aqui, e meus outros filhos também irão estudar”, concluiu.




